Rinite: O que é, quais os sintomas, quais as causas e como tratar.

blog beSafe

Uma mulher está segurando um produto na mão direita para limpar o nariz e um lenço na mão esquerda para secar o nariz, mulher está triste e apresenta sintomas de rinite

O que é rinite?


A rinite é um quadro caracterizado por inflamação das mucosas nasais, ou seja, a porção que reveste a parte interna do nariz, sendo responsável por umedecer, aquecer e filtrar o ar inspirado.

A rinite  afeta 30% dos adolescentes e 26% das crianças no Brasil e se torna mais frequente em épocas como outono e inverno.

Rinite em crianças


Durante a infância que o indivíduo desenvolve a rinite, segundo a ASBAI a partir dos 2 anos algumas crianças já começam a apresentar alguns sintomas  de rinite alérgica.

 Portanto é preciso sempre ficar atento a qualquer sintoma, e caso seja preciso fazer o tratamento correto porque a rinite pode trazer consequências desagradáveis se não for tratada corretamente. 

Quais são os sintomas da rinite?


A rinite pode ser aguda – quando dura de 7 a 10 dias , ou crônica – quando o quadro se mantém por 3 meses ou mais – e de caráter alérgico ou não.

 Em todos os casos, a rinite se manifesta através de sintomas como:

  • Espirros constantes e seguidos; 
  • Nariz entupido;
  • Coriza (nariz escorrendo) ;
  • Coceira nos olhos, no nariz, na garganta e no céu da boca.

Quais são as principais causas da rinite?


A rinite é comumente causada por:

  •  contato com ácaros – organismos altamente alergênicos e rotineiramente presentes na poeira doméstica, em colchões, nas roupas de cama e de banho e em pelos de animais de estimação;
  •  contato com pólen – decorrente das flores, gera rinite quando em suspensão no ar, acabando por entrar em contato com a mucosa nasal;
  • contato com mofo e bolor – fungos encontrados em paredes, móveis de madeira e no teto;
  •  uso de alguns medicamentos;
  •  mudanças bruscas de temperatura 
  • produtos de limpeza – o cheiro forte desses produtos pode irritar os olhos e o nariz, facilitando o desenvolvimento da rinite.

Rinite nas escolas 


Uma das piores consequências que a rinite pode causar nas crianças é interferir no seu desempenho escolar. 

Segundo a Dra Maria Candido Rizzo, da Universidade Federal de São Paulo, a rinite não é apenas uma irritação no nariz, ela pode desencadear outros problemas, como fadiga, irritação e sono, o que leva ao baixo rendimento na escola das crianças que sofrem com rinite.

Nesse quadro, a beSafe desenvolveu uma plataforma de gestão de saúde para os gestores, que facilita o tratamento de diversas doenças que ocorrem frequentemente em crianças e adolescentes.

Com o nosso SaaS, os diretores poderão fazer o tratamento de cada criança individualizado, o que é o recomendado em casos como a rinite.

Como é feito o diagnóstico da rinite?


Principalmente para diferenciar os tipos de rinite (se alérgica ou não e se aguda ou crônica), é fundamental uma avaliação dos sintomas do paciente pelo médico e a realização de exames como endoscopia rinossinusal, raios X e tomografia.

Qual é o tratamento para a rinite?


Em geral, quando a rinite é aguda, o paciente tende a se recuperar naturalmente. No entanto, a rinite alérgica e a crônica não possuem uma cura definitiva, mas podem ter seus sintomas controlados. 

Isso pode ser feito através de descongestionantes nasais (como neosoro) e anti-histamínicos, os quais podem auxiliar o paciente a espirrar menos e manter a coriza sob controle. 

Ademais, a lavagem do nariz com soro fisiológico pode ser útil para alívio do entupimento nasal que a rinite causa, e a manutenção da limpeza dos ambientes é crucial para evitar o acúmulo de pó e sujeira que poderiam ser gatilhos para a rinite alérgica.

Umidificadores de ar podem ser úteis, também, bem como a diminuição do contato com aparelhos de ar condicionado, cortinas, carpetes, bichos de pelúcia e tapetes.

Por fim, é válido ressaltar que existe uma vacina para a rinite alérgica a qual fortalece o sistema imunológico (de defesa) do paciente ajudando no controle da reação alérgica.

TROTE É CRIME

 

De acordo com o artigo nº 340 do Código Penal, a falsa comunicação de crime ou de contravenção está sujeita a detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, não ligue para os serviços de emergência por “brincadeiras” ou com informações mentirosas.

VAMOS NOS PREVENIR DE SITUAÇÕES DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA?

 

Clique aqui para baixar o app beSafe – um aplicativo que oferece mais proteção a você e a sua família e te aproxima do atendimento do SAMU, dos BOMBEIROS e da POLÍCIA em casos de situações de emergência com possibilidade de chamar seus contatos de emergência ao mesmo tempo de maneira automática.

Não deixe de conferir também o curso de primeiros socorros da beSafe.

bESAFE Saúde © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe HeaLth&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61

bESAFE saúde © 2021 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe Health&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61