Equipe beSafe

Movidos pela paixão de cuidar das pessoas, com mais de 6000 pessoas impactadas em projetos sociais de ensino de primeiros socorros em comunidades fragilizadas do Rio de Janeiro credenciados oficialmente pela pró-reitoria de extensão universitária da UFRJ (PR5), o time beSafe tem a missão de levar esse conhecimento para todo o país e salvar milhares de vidas.

Fundada por jovens médicos, professores e desenvolvedores, a beSafe Saúde nasceu inspirada pela história do menino Lucas, vítima de um despreparo dos profissionais de escolas de nosso país em manejar situações simples de urgência e emergência – principalmente em crianças.

Todo socorrista treinado poderia evitar desfechos desfavoráveis como este: essa é a filosofia da beSafe.

Salve vidas você também com a beSafe

Dr. Rafael Kader

CEO e FOUNDER beSafe

Médico e doutorando em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da UFRJ

Clerkship Karolinska Institutet – Stockholm/Sweden

Ex-presidente da LANES UFRJ e AILADERJ

Profa. Dra. Fátima Carneiro, MD, PhD, TSA/SBA

diretora médica e CO-FOUNDER beSafe

Doutora e mestre pela UFRJ

Médica e anestesiologista pela UFRJ

Diretora e Professora da Faculdade de Medicina da UFRJ

DR. Mateus Mattos

CPO E CO-FOUNDER BESAFE

Faculdade de Medicina da UFRJ

Mestrado integrado em Medicina – Universidade de Lisboa/Portugal

Vice-presidente da LANES UFRJ

Guilherme Tavares

COO e Co-Founder beSafe

Faculdade de Medicina da UFRJ

Membro do Dpto. Médico Vasco da Gama

Presidente da LANES UFRJ e Diretor da AILADERJ

Matheus Peressoni

CTO e CO-FOUNDER beSafe

Arquiteto Front-end Onidata

Desenvolvedor Full-stack Linx Sistemas

Desenvolvedor Full-stack Philips e Desenvolvedor Full-stack Smart Revendas

Missão

Nossa missão é salvar vidas com ensino, saúde e segurança por meio da tecnologia.

Valores

Nossa missão é salvar vidas com ensino, saúde e segurança por meio da tecnologia e possibilitar um atendimento humanizado.

Visão

Nossa visão é educar, interagir, promover acesso à médicos e profissionais de saúde em urgências e emergências e salvar milhares de usuários.

beSafe & Projetos Sociais

Há cinco anos, nossa equipe está comprometida com o ensino de primeiros socorros para populações fragilizadas no estado do Rio de Janeiro. Pelo crescimento e impacto regional da atividade, cadastramos na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR5), a partir do ano de 2018, todos os nossos projetos. Assim, os participantes passaram a também ser certificados pela UFRJ e a ter o cadastro de horas de extensão em seus currículos universitários. Dessa maneira, os projetos – que eram somente sociais – se tornaram ações de extensão oficiais cadastrados na PR5.

FORMAMOS MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTO!

Ao longo dos anos, diversos projetos sociais de ensino de primeiros socorros foram desenvolvidos. O primeiro deles nasceu em 2017 em parceria com o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Yuri Gagarin no bairro de Ramos, Rio de Janeiro, o chamado “Salvando Vidas”. Ele envolve, semestralmente, em média, mais de cinquenta alunos e familiares do CIEP, alunos da UFRJ e membros da população local. Tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos do ciclo fundamental para prestar atendimento básico de suporte à vida (SBV), difundir conhecimentos e, por conseguinte, estimular a formação de indivíduos conscientes e transformadores da sociedade. Consiste em quatro encontros semestrais, com duração aproximada de duas horas cada um, nos quais as aulas são ministradas pelos diretores e supervisionadas pelos professores orientadores. Dentre os temas abordados, destacam-se: ”Princípios básicos do atendimento”, ”Atendimento em situações especiais”, “Parada cardiorrespiratória e engasgo” e ‘’Fatores que aumentam a mortalidade na população em geral’’. Além das aulas teóricas, sempre abertas às dúvidas e ao diálogo, o projeto também conta com atividades práticas de treinamento de reanimação cardiorrespiratória e manobra de Heimlich em manequins financiados pela própria equipe beSafe e LANES/UFRJ.

O controle de qualidade de aprendizado é rigoroso: ao final, a escola exige de seus alunos um relatório de toda a atividade e aqueles com mais de 75% de presença são certificados como socorristas treinados.

O SOCORRISTA TREINADO SALVA VIDAS!

O segundo dos projetos foi cadastrado em 2018, chamado de “Salvando Vidas em Grandes Eventos”. Após os graves acidentes ocorridos no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2017, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (GRES Portela) procurou a equipe beSafe representada pela LANES/UFRJ interessado em capacitar seus integrantes para evitar que uma situação como aquela pudesse ocorrer com seus integrantes. O convite foi aceito e ganhou muita repercussão na mídia carioca tendo sido veiculado nas rádios e jornais locais. A partir de então, o curso é ministrado semestralmente nos moldes do “Salvando Vidas’’ com as devidas adaptações à realidade da comunidade local do bairro de Madureira, Rio de Janeiro, como, por exemplo, a abordagem mais criteriosa do tema ”incêndio‘’.

O terceiro projeto é denominado “Salvando Vidas em Cenários Populares” e foi cadastrado em 2019. Devido à grande repercussão da parceria com o GRES Portela, a equipe beSafe junto à LANES/UFRJ foi convidada pela Fundição Progresso do Rio de Janeiro – o maior centro cultural independente do Brasil – para também capacitar seus funcionários. O convite foi mais uma vez aceito. Devido a uma reforma do espaço cultural, a única edição do projeto até então ocorreu no Circo Crescer & Viver no centro do Rio de Janeiro e contou com mais de 150 participantes em sua primeira edição. O curso foi ministrado em apenas um encontro em modelo de imersão, ocupando os turnos matutino e vespertino. Mais uma vez, todo o conteúdo foi reformulado e adaptado às necessidades da comunidade envolvida.

CERCA DE MIL SOCORRISTAS TREINADOS PRESENCIALMENTE!

DEMOS ESCALA AO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS!

O Projeto Salvando Vidas, projeto de extensão oficial da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – teve a sua primeira edição em 2017, e desde então vem crescendo e atingindo um número cada vez maior de pessoas.

Nesse projeto, a nossa equipe médica, por meio da Liga Acadêmica de Anestesiologia (LANES/UFRJ), ministra aulas de caráter teórico e prático sobre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar de emergência. Com material profissional, vídeos práticos, conteúdo sempre atualizado e contato direto com a população, conseguimos transmitir esse conhecimento tão importante para a comunidade ao nosso redor, por meio de nossos parceiros. Com linguagem e didática totalmente acessíveis, mudamos a realidade social de mais de 6000 pessoas no decorrer desses anos. Hoje, eles estão preparados para, literalmente, salvar uma vida.

Conheça um pouco dos dados dos nossos projetos e nosso crescimento. Contudo, com a beSafe, pretendemos atingir níveis ainda maiores!

MAIS DE 7000 PESSOAS IMPACTADAS!

A equipe beSafe e os demais membros da LANES/UFRJ orgulham-se por terem auxiliado na formação de tantos multiplicadores do conhecimento e colaborado para esclarecer tantas dúvidas acerca dos primeiros socorros para a população em geral.

É SÓ O COMEÇO. VAMOS MUDAR O BRASIL!

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DA CORRENTE PELA VIDA ACESSANDO NOSSO CURSO E INDICANDO PARA TODOS AO REDOR.

beSafe & Ensino

resuscitation, help, unconscious

O ensino, a pesquisa e a extensão universitária foram formalmente agregados pelo princípio de indissociabilidade através da “Constituição cidadã”, em 1988. Posteriormente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, definiu o papel das instituições de ensino superior (IES) e destacou sua importância na condução do conhecimento em seus diferentes níveis (globais, nacionais e regionais). Assim, a atuação da comunidade acadêmica na prestação de serviços à população se desenhou como um caminho de integração do tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – e colocou o conhecimento científico à serviço da sociedade. Assim fez a equipe médica da beSafe, sempre comprometida com os conceitos essenciais previstos na Constituição do Brasil transformando a extensão universitária em oportunidade de transformar vidas por meio do ensino de primeiros socorros para populações carentes do Rio de Janeiro.

Os dados do time beSafe falam por si só.

Durante toda a graduação médica, a equipe beSafe, pelo modelo das Ligas Acadêmicas, orientada pela nossa Diretora Médica Fátima Carneiro, reuniu-se para agregar e aprofundar conhecimentos médicos para outros colegas da área da saúde, bem como colocá-los em prática atendendo as demandas da comunidade.

No Rio de Janeiro, sob a coordenação de (docente adjunta e diretora de extensão da FMUFRJ?? e da equipe beSafe, foi fundada a Liga de Anestesiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LANES/UFRJ), no ano de 2016. Pouco a pouco, o processo de organização e gestão da liga se solidificaram e seu sucesso permitiu que a LANES/UFRJ fosse adiante, de modo a abarcar, além do ensino médico, a pesquisa e a extensão universitária por meio de projetos sociais de ensino de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar (APH) e se concretizasse como um instrumento de difusão de conhecimento, promoção de saúde e transformação social, bem como capacitação médica e gestora de todos os membros da beSafe.

Ensino Médico

Tudo surgiu com a gestão em ensino por parte do nosso time. Inicialmente, promovendo apenas com aulas teóricas semanais sobre temas escolhidos pela diretoria em reunião com nossos orientadores, a LANES, gerida e criada pelo time beSafe, hoje, apresenta uma diversidade de atividades.

Ensinos teórico e prático

As aulas teóricas são semanais e contam com grandes palestrantes de diferentes áreas da saúde em diferentes fases da formação profissional para que o ligante consiga perceber a evolução do seu conhecimento em diferentes esferas. O calendário é definido sempre no início de cada semestre, quando são formalizados os convites para todos palestrantes. As aulas são realizadas no horário do almoço, às quartas-feiras, possuem duração de aproximadamente uma hora e são abertas para todo público interessado, não só da área da saúde, bem como de outras instituições de ensino superior.

Além disso, a LANES também fornece atividades práticas ministradas por seus diretores e membros da equipe beSafe, que são previamente capacitados por professores credenciados à UFRJ ou convidados da liga. Visitas guiadas ao centro cirúrgico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) ocorrem de acordo com a demanda dos alunos, que formam grupos de no máximo três pessoas, normalmente duas vezes na semana. Essas visitas levam ao aluno a possibilidade de vivenciar a rotina de um anestesiologista e de profissionais da saúde de outras áreas de atuação, observar um procedimento anestésico e entender o funcionamento de um centro cirúrgico com visão multidisciplinar.

O treinamento prático de manejo de vias aéreas, por sua vez, é realizado no Laboratório de Simulações Multiplataformas (LABSIM) da UFRJ. Nele, são apresentados os equipamentos mais comumente utilizados (muitas vezes não conhecidos pelos alunos) e diversas técnicas são colocadas em prática para que os alunos tenham capacitadas habilidades em diferentes formas de ventilação. Para participar dessa atividade, eles precisam ter assistido às aulas teóricas sobre manejo de vias aéreas e formar grupos de quatro

pessoas que se revezam em duas ou três estações, cada uma com um diretor da LANES. A prioridade da ventilação sobre a intubação e a importância da correta avaliação do paciente sempre são ressaltadas para que a escolha da abordagem das vias aéreas seja adequada. No mesmo dia e com os mesmos grupos também se realiza o treinamento de simulação de parada cardiorrespiratória. Ele é baseado nos programas Suporte Básico de Vida (SBV) – primeiros socorros – e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) da American Heart Association e ensina ao aluno os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar com prática em manequins.

Além disso, ao longo dos anos, foi observada uma deficiência nos alunos no que diz respeito a paramentação e a prática de acessos venosos. Por isso, a partir de 2021, os diretores ministrarão também esse treinamento aos demais colegas, principalmente pela demanda proporcionada pelo novo coronavírus.

Ao final de todo semestre, ainda, é realizada uma simulação realística no LABSIM com os alunos que obtiveram participação em 70% ou mais das atividades oferecidas voltada para o manejo de situações de emergência. Essa envolve manequins de simulação de alta complexidade e casos clínicos formulados em parte pelo time beSafe, pelos professores orientadores e outros diretores da LANES que supervisionam a atividade. Exige que o aluno correlacione todos aprendizados do semestre e permite que ele memorize com mais eficiência e qualidade ao aplicá-los na prática. Em algumas ocasiões, as simulações foram realizadas para os ligantes e para os médicos residentes em anestesiologia em parceria com o Centro de Ensino e Treinamento (CET) Professor Bento Gonçalves – serviço de anestesiologia do HUCFF/UFRJ.

beSafe & Ciência

business meeting, meeting, business

Histórico

Em 2017, na 5ª Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes de Maceió/AL e no seminário “UFRJ faz 100 anos”, um e dois trabalhos foram apresentados, respectivamente. Além disso, nos anais do seminário, mais duas publicações foram aprovadas e expostas. No Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), foram apresentados um trabalho em 2017 (Curitiba/PR), um em 2018 (Belém/PA) e três em 2019 (Goiânia/GO). No Congresso Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro, em 2019, mais três foram enviados e aprovados. Na Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAc-UFRJ) foram apresentados um trabalho em 2017, três em 2018 e quatro em 2019 – ganhando uma menção honrosa no último ano.  Vale destacar também que em 2019, com apoio da SBA, participou da coautoria de um capítulo dentre os do livro “Anestesiologia, Dor e Medicina Paliativa para a Graduação” – obra que envolveu ligas acadêmicas de todo o país. Sua orientadora, ainda, supervisionou quatro dos capítulos do livro na ocasião. Dois artigos científicos estão em fase de revisão científica para publicação nas áreas médicas, educacional e clínica

Hoje, o CEO e Founder beSafe Rafael Kader e a diretora médica Fátima Carneiro ainda estão em autoria de livro sobre farmacologia para a graduação médica, a ser publicado no Brasil e em Portugal em 2021. O CPO Mateus Mattos e COO Guilherme Tavares, por sua vez, serão co-autores da obra. 

Linha do Tempo

2017

2018

2019

2020

Acompanhe-nos!

Responsável Técnico:
Dr. Rafael Kader
CRM-RJ 119665-0
Diretora Médica:
Dra. Fátima Carneiro
CRM-RJ 47844-0

App beSafe

bESAFE Saúde © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe Health&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61

bESAFE saúde © 2021 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe Health&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61