Importância dos hábitos saudáveis

blog beSafe

Uma mulher vestida com roupa de academia está se alongando

O que são hábitos saudáveis?


Hábitos saudáveis são comportamentos estabelecidos na rotina de modo a trazer benefícios à saúde da pessoa, envolvendo, geralmente, alimentação equilibrada, atividade física regular e boas noites de sono.

A realidade brasileira e a barreira para os hábitos alimentares saudáveis

No Brasil, apenas 4% da população cultiva hábitos alimentares saudáveis, de acordo com a Proteste, entidade de defesa do consumidor. Esse dado se mostra preocupante na medida em que os números da obesidade e do sobrepeso no país vêm crescendo nos últimos anos. Isso se deve a alguns fatores, como:

  • Falta de dinheiro e
  • Indisponibilidade de tempo.

Como introduzir hábitos saudáveis na rotina?


O primeiro hábito importante e uma base para o estabelecimento dos outros é dormir, pelo menos, entre 6 e 8 horas por noite, isso porque é com esse período que se torna ideal a reposição de energia necessária e a liberação de hormônios muito importantes para o corpo, como o GH e o cortisol.

Além disso, é válido aumentar a movimentação física, ou seja, para além dos exercícios físicos em si, é recomendado priorizar hábitos como caminhar para ir ao trabalho ao invés de dirigir ou utilizar escadas em vez de elevadores.

Ademais, procurar fazer sempre, pelo menos, três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar), com alimentos mais leves no café e, para o almoço e o jantar, sempre procurar separar ao menos 15 minutos para comer, na medida em que é o tempo necessário para o organismo entender que houve a ingestão de alimentos e, portanto, ficar saciado. Ainda nesse viés, em refeições feitas muito rapidamente, a digestão sofre maiores dificuldades para ser realizada, podendo cursar com queimação, dor de estômago ou, até mesmo, gastrite. No entanto, é possível que não haja tempo para tal. Sendo assim, é recomendado a ingestão de, por exemplo, vitaminas em vez de salgados ou produtos industrializados, na medida em que elas tendem a ter uma melhor digestão, mesmo na correria do dia a dia.

Nesse espectro, reforça-se que produtos industrializados podem ser muito maléficos, ao passo que possuem grandes quantidades de sal, açúcar e gorduras trans, os quais podem levar a problemas como diabetes ou hipertensão.

Outro tópico muito importante na instauração de uma rotina saudável é a saúde mental. Para tanto, é crucial incluir momentos de lazer no cotidiano, como ouvir música, sair com os amigos ou ver televisão, nem que seja por poucas horas na semana.

Como ter uma alimentação saudável?


Que devemos ter uma alimentação saudável, já sabemos. No entanto, como fazer isso pode ainda ser um mistério. Para tanto, algumas atitudes podem ser tomadas, como:

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Comer pelo menos 2 unidades de fruta diariamente;
  • Ter uma alimentação variada, ou seja, alternar as frutas e os legumes que são consumidos, além de intercalar entre carne, frango e peixe;
  • Sempre consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;
  • Reduzir o uso de sal;
  • Preferir alimentos integrais (pão e macarrão integrais, por exemplo);
  • Incluir proteínas como ovos e queijos no café da manhã e, se possível, no lanche da tarde;
  • Evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcares e/ou gorduras;
  • Evitar o consumo de alimentos processados, como salsicha, linguiça ou presunto, por exemplo;
  • Preferir alimentos naturais em vez de industrializados

Além da alimentação regulada, da prática de exercícios físicos e de boas noites de sono, o que mais pode-se fazer para ter uma vida saudável?


Além de todos os fatores trazidos até aqui, é válido destacar, também, a importância de não se consumir bebidas alcoólicas, cigarros e/ou outras drogas ilícitas. Isso se dá pelo fato de essas substâncias terem efeito tóxico no organismo, independente da sensação de prazer.

Outrossim, é muito importante se consultar sempre com médicos e nutricionistas, de modo a obter melhores orientação e acompanhamento na implantação e manutenção de hábitos saudáveis.

Hábitos saudáveis nas escolas


Segundo a matéria do site 
Brasil Escola, o ambiente escolar é responsável por garantir a saúde e segurança dos alunos. Abordar assuntos relacionados à saúde é essencial para melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Ademais, o artigo relacionado a hábitos saudáveis demonstra que além de evitar problemas de saúde pode ajudar também em um bom desempenho escolar. 

A beSafe desenvolveu uma plataforma de gestão de saúde que possibilita que diretores e responsáveis tenham acesso a informações de saúde de seus estudantes, por exemplo, quais alergias o determinado aluno tem, quais medicamentos o mesmo está tomando, consulta de um time multidisciplinar de telemedicina ou até chamar a emergência. Com isso a escola irá se tornar um ambiente muito mais seguro, ficando sempre atenta com a saúde mental e física de seus estudantes. 

Quais os benefícios da implementação de uma rotina saudável?


Sabendo como ter uma vida saudável, então, partimos para os benefícios trazidos por esses hábitos.

Uma boa alimentação, a partir de um menor consumo de açúcar e maior de peixe ou nozes, por exemplo, é importante para a manutenção das células do cérebro. Além disso, uma dieta equilibrada ajuda a regular o intestino, o qual possui bactérias da microbiota ligadas ao cérebro, influenciando na sensação de bem-estar.

Ademais, a prática de exercícios físicos estimula o cérebro e ajuda na memória, tudo isso pois aumenta o número de contatos entre as células cerebrais.

A adoção de hábitos saudáveis é importante na prevenção de diversas doenças. Um menor consumo de sal, por exemplo, reduz as chances de desenvolvimento de hipertensão, enquanto uma menor ingestão de açúcar pode prevenir a diabetes.

Não obstante, bons hábitos ainda diminuem as chances de sofrer com transtornos mentais como a síndrome de burnout, ansiedade ou depressão, ao passo que uma rotina saudável estimula a liberação de hormônios relacionados à satisfação e ao bem-estar, como a endorfina.

bESAFE Saúde © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe HeaLth&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61

bESAFE saúde © 2021 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe Health&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61