Você sabe quando devemos chamar o SAMU e quando devemos chamar os BOMBEIROS? Essas e muitas outras dúvidas são muito frequentes quando pensamos em primeiros socorros principalmente diante da falta de conhecimento da população brasileira sobre o assunto. Aqui abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os bombeiros.
O Corpo de Bombeiros funciona 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a este serviço é feito pelo número 193 e a ligação é gratuita – podendo ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local.
Tem a missão de proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente e busca ser referência para a sociedade pela excelência dos serviços prestados, por meio da qualificação dos seus integrantes, da gestão estratégica da Instituição, do constante reequipamento e da inovação tecnológica.
O corpo de bombeiros tem a atribuição de proporcionar a proteção pessoal e patrimonial da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações de prevenção, combate e investigação de incêndios urbanos e florestais, salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de defesa civil – além de realizar vistorias, de analisar projetos e hidrantes urbanos, de se certificar da segurança contra incêndios e de receber denúncias.
Em situações de emergência, ainda, os bombeiros podem ser acionados por socorristas para ativação de seu serviço médico de emergência – principalmente em ambientes externos como praias, ruas, estacionamentos ou locais de aglomeração.
Quando chamar os BOMBEIROS?
O atendimento dos bombeiros se inicia após a ligação telefônica para 193 – atendida pela equipe de regulação das situações de urgências. Nesse momento são oferecidas orientações sobre as primeiras condutas referente ao chamado. São identificados dados sobre quem está ligando, sobre o acidente – o que aconteceu, quando e a localização – e sobre as vítimas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Posteriormente, a equipe bombeiros é contactada para que a prestação de socorro às vítimas se inicie com ambulâncias e veículos oficiais da corporação se houver necessidade.
A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível conforme a gravidade do caso. As unidades móveis são variadas e disponibilizadas conforme a necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
Veja abaixo algumas situações para chamar os Bombeiros:
– resgate de pessoas ou animais;
– árvores com risco de queda;
– inundação e desabamento;
– incêndio;
– afogamento;
– acidente com animal peçonhento;
– choque elétrico;
– vazamento de produto perigoso;
– acidente com vítima, com múltiplas vítimas ou com vítima em massa;
– queda e acidente doméstico;
Nos casos sem indicação do serviço dos BOMBEIROS – expostos acima – pode ser indicado ao paciente a busca pelo posto de saúde ou pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
Os principais problemas na área de urgência e emergência do Brasil
De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), os principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência estão relacionados a alta morbimortalidade de doenças do aparelho circulatório, como o Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e o Acidente Vascular Cerebral – AVC, além dos casos de violências e de acidentes de trânsito.
Como chamar os BOMBEIROS?
Para realizar uma chamada aos bombeiros com qualidade e segurança de que suas informações estão sendo de fato entendidas pelo receptor na corporação, siga o passo a passo e as dicas abaixo:
Caberia ressaltar que em acidente com motos não se deve tocar nas vítimas nem retirar o capacete. Por fim, não ofereça água aos acidentados.
Para saber mais sobre primeiros socorros e ajuda dos bombeiros, acesse os artigos sobre:
De acordo com o artigo nº 340 do Código Penal, a falsa comunicação de crime ou de contravenção está sujeita a detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, não ligue para os serviços de emergência por “brincadeiras” ou com informações mentirosas.
Clique aqui para baixar o app beSafe – um aplicativo que oferece mais proteção a você e a sua família e te aproxima do atendimento do SAMU, dos BOMBEIROS e da POLÍCIA em casos de situações de emergência com possibilidade de chamar seus contatos de emergência ao mesmo tempo de maneira automática.
Não deixe de conferir também o curso de primeiros socorros da beSafe.