Você sabe quando devemos chamar o SAMU e quando devemos chamar os bombeiros? E a polícia? Muitas pessoas desconhecem as situações as quais o órgão deve ser contactado bem como a maneira que a chamada deve ser efetuada.
A Polícia Militar funciona 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a este serviço é feito pelo número 190 e a ligação é gratuita – podendo ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local.
A instituição deve ser acionada em situações de furto, roubo, homicídio, violência doméstica, agressão, depredação do patrimônio público, invasão de domicílio, entre outros casos aos quais o cidadão seja imposto às situações ilícitas ou mesmo apenas presencie a ocorrência de um ato ilegal.
Já a Polícia Rodoviária Federal pode ser contatada pelo número 191 e funciona em regime semelhante citado acima pela Polícia Militar. Em caso de ocorrências nas rodovias federais, os cidadãos podem ligar para o órgão público para informar casos de crimes, acidentes, irregularidades ou quaisquer outros atos ilegais presenciados.
Para realizar uma chamada à polícia com qualidade e segurança de que suas informações estão sendo de fato entendidas pelo receptor na corporação, siga o passo a passo e as dicas abaixo:
Para saber mais sobre primeiros socorros e ajuda da polícia, acesse os artigos sobre:
De acordo com o artigo nº 340 do Código Penal, a falsa comunicação de crime ou de contravenção está sujeita a detenção de um a seis meses ou multa. Portanto, não ligue para os serviços de emergência por “brincadeiras” ou com informações mentirosas.
Clique aqui para baixar o app beSafe – um aplicativo que oferece mais proteção a você e a sua família e te aproxima do atendimento do SAMU, dos BOMBEIROS e da POLÍCIA em casos de situações de emergência com possibilidade de chamar seus contatos de emergência ao mesmo tempo de maneira automática.
Se for do seu interesse, faça o curso de primeiros socorros da beSafe com equipe médica com ampla experiência e autoridade nacional no assunto.