‌‌A importância da atividade física infantil nas escolas

blog beSafe

Imagem de uma mãe brincando com a sua filha na sala de casa

Entenda como o exercício físico pode melhorar a vida do seu filho!

Todos nós sabemos como a saúde do corpo, dos músculos, do coração e pulmão fazem bem para o estado geral do indivíduo. Agora, pense como isso seria fundamental se os hábitos saudáveis começassem desde criança, fossem implantados desde a infância. Ainda mais que a criança aprende mais rápido! Hoje vamos falar sobre a importância da atividade física infantil

A importância da atividade física infantil


A prática regular de atividades contribui com o desenvolvimento e o amadurecimento dos músculos, dos ossos e das articulações do corpo. Nas primeiras idades da criança, a preocupação maior deve estar na prática de atividades que tiram o corpo do estado de repouso e facilitam o gasto de energia como por exemplo andar, correr, dançar, pular, subir e descer escadas.

 Conforme o organismo amadurece, os exercícios físicos podem ser inseridos na rotina da criança como ballet, natação, escolinha de futebol, entre outros, já que essas atividades favorecem o ganho de massa muscular e fortalecem os músculos dos pequenos. 

Por que as crianças devem praticar atividade física


Porque além de ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo, a atividade física infantil protege contra lesões precoces, no controle de peso e aumenta as chances de um futuro mais ativo e saudável.
Para os pais, às vezes pode ser difícil incentivar os filhos a praticarem atividade física ou até mesmo tirar um tempo da correria da rotina para acompanhar os pequenos em suas atividades.
 No entanto, é necessário entender os benefícios que a atividade física pode trazer para a criança, que futuramente se tornará um adulto.
Ademais, os pais devem se lembrar que as crianças precisam testar atividades diferentes e variadas, elas não são que nem os adultos que vão à academia e não precisam de padrões sistemáticos de exercícios, pois quanto mais estimularem o seu cérebro por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, melhor. 
É válido lembrar que jamais devemos impor uma modalidade esportiva a uma criança, os pais não devem fazer isso porque a criança tem de se sentir bem na atividade física e se divertir com isso para tomar gosto pela prática.
Outro fator motivador é a  prática em família, que dá muito certo e coloca a saúde de todo mundo em dia.
Na medida que criança cresce, ela acaba tendo maior afinidade por determinada atividade, e na adolescência ela pode desenvolver melhor suas vocações.
Na infância, o importante é  a diversidade para que a atividade física infantil não fique monótona e a criança acabe abandonando-a. 
Outra coisa importante é mencionar que nem toda atividade física precisa ser necessariamente um esporte, ela pode ser uma brincadeira, que ajuda no desenvolvimento físico e na criatividade como amarelinha, pique-pega, pique-bandeira, pular-corda, jogos de dança, etc.
Entretanto, apesar de ser uma iniciativa repleta de benefícios, algumas precauções não podem ficar de fora dessa decisão.
Por esse motivo, é fundamental a orientação de um médico pediatra de confiança para avaliar a condição motora dos pequenos!
No caso, o pediatra deve realizar testes e exames físicos e verificar se a criança apresenta algum problema respiratório. Além disso, é preciso ter cautela, pois existem atividades recomendadas para cada idade. 

A atividade física nas escolas como um direito para os alunos


A prática de atividades físicas nas escolas é extremamente importante para o desenvolvimento de todos alunos, e a
Comissão de Educação (CE) aprovou a atividade física como um dos direitos dos alunos. A medida foi desenvolvida pela Senadora  Leila Barros e deve ir para votação na Câmara dos Deputados.
A Senadora acredita que após a pandemia da Covid-19,é essencial que os brasileiros sejam introduzidos à cultura da prática de exercícios desde pequenos, ainda mais para crianças que sofreram sequelas após a pandemia, principalmente relacionadas a questões respiratórias.

Vantagens da introdução de práticas de atividades físicas infantis nas escolas

 
A introdução de atividades físicas durante a infância faz com que a criança se desenvolva em áreas que são importantes para o seu desenvolvimento pessoal.
Os alunos tendem a diminuir o estresse das suas rotinas diárias, eles conseguem se integrar melhor com os seus colegas e podem fazer com que eles se sintam até mais autoconfiantes.
Além disso, a atividade física infantil faz com que a criança tenha contato com trabalho em equipe desde cedo, algo que realmente pode fazer a diferença na vida dessas crianças.
Podemos citar também a melhora que os esportes podem proporcionar para a saúde desses alunos.

E nos casos das crianças com problemas respiratórios


É errado achar que as crianças com bronquite, asma ou qualquer outra doença respiratória não devem fazer atividade física.
Pelo contrário, se bem executadas, as atividades favorecem o condicionamento físico e ajudam a melhorar o seu estado de saúde.
Para crianças com problemas respiratórios, as atividades mais aconselhadas são natação, caminhada e corrida, já que aumentam a resistência do coração e melhoram a capacidade do pulmão.
Para terminar, ressaltamos também a importância do alongamento antes de iniciar uma atividade física. A ausência de um aquecimento adequado pode resultar em uma reação imediata do organismo contra o esforço repentino. E ele precisa ser feito nas crianças!
Saber a hora de parar também é importante, uma vez que o corpo pode emitir sinais de esgotamento que alertam para a hora de parar. Nessa situação, são comuns sintomas como enjoo, dor no peito, boca muito seca e queda de pressão, podendo gerar desmaio se o cansaço físico for intenso.
É preciso também importante ficar de olho nos sinais que a criança emite antes e depois de entrar na rotina de exercícios para evitar desidratação e fragilidade óssea e acidentes.

Gostou de saber mais sobre a importância do exercício físico e como introduzir o exercício físico na criança? Baixe o nosso aplicativo e tenha acesso gratuito a diversos conteúdos de qualidade sobre a área da saúde.

 

bESAFE Saúde © 2021
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe HeaLth&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61

bESAFE saúde © 2021 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

beSafe Health&Edutech Educação, Saúde e Segurança por Tecnologia LTDA
 
CNPJ: 40.759.278/0001-61